tag:blogger.com,1999:blog-21231847591070598692024-03-13T21:09:19.507-03:00Cantinho da Educação Olá !! Sejam bem vindos ao meu Cantinho da Educação!! Aqui você encontra conteúdos importantes para concursos públicos e atividades para Educação Infantil.
Profa. Graciele Ribeiro Fortes
Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.comBlogger41125tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-72330117844513570612015-08-03T09:29:00.001-03:002015-08-15T01:33:48.206-03:00Horta sustentável ( 1mês depois)
Hoje a Laura observou que sua Pimenta Vulcão começou a crescer.
Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-67465261806591090792015-08-03T09:28:00.001-03:002015-08-03T09:28:32.088-03:00Horta sustentávelRealizei esta atividade com a minha filha de 4 anos, maternal há um mês atrás.
Além de desenvolver valores importantes, como respeitar o meio ambiente e as plantas como seres vivos, ela aprendeu a observar o crescimento das plantas.
Nos divertimos muito e aprendemos uma com a outra. Eu, porque como professora e mãe pesquisei para desenvolver tal atividade e aGraciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-65777928355552553772015-07-24T19:51:00.003-03:002015-07-24T22:30:57.062-03:00Dicas para trabalhar agressividade
05 atividades para
trabalhar com alunos agressivos
Mordidas, tapas, puxões de cabelo... Até os 3 anos de idade, é comum a
criança expressar seus desejos e frustrações com atitudes que não são lá muito
delicadas. Esta atividade é sugerida para trabalhar com as turminhas do
berçário, mas pode ser adaptada para outras turmas da educação infantil. Cabe
ao educador mostrar que há outras formas de Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-66143817246979911072015-07-24T19:50:00.000-03:002015-07-24T22:30:48.380-03:00Dicas para trabalhar identidade e cores no Maternal.
Faça o molde do corpo das
crianças em papel pardo, papelão ou outro papel... a melhor forma de fazer isto
é deitando a criança no chão e riscando o molde, eles amam isto. Depois é só
trabalhar as partes do corpo.
Depois de
prontos, as crianças pintam o boneco, dando lhe roupas e detalhes como olhos,
boca, nariz... Pode-se pendurar na parede também.Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-60266750064718910222015-05-14T17:31:00.001-03:002015-05-14T17:31:47.794-03:00LINGAGEM ORAL E ESCRITA COMPLETOGraciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-73359771985992522072015-05-02T21:02:00.001-03:002015-05-02T21:02:39.276-03:00Avaliação da Aprendizagem e Processos Avaliativos - Part. IGraciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-76204828897574508062015-04-21T23:07:00.001-03:002015-04-21T23:07:29.207-03:00Tendências Pedagógicas - Parte IIGraciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-32255565299039314972015-04-21T21:39:00.001-03:002015-04-21T21:39:51.199-03:00TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS - PARTE IGraciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-10685161209213149762015-03-31T02:35:00.001-03:002015-04-21T21:06:28.335-03:00FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita
FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Artmed Editora. Porto Alegre. 1999.
FICHAMENTO
Capítulo 1. Introdução
A situação educacional na América
Latina
“Não podemos esquecer, porém, que a alfabetização tem duas faces: uma, relativa aos adultos, e a outra, relativa às crianças. Se em relação aos adultos trata-se de sanar uma carência, no caso das crianças trata-se de Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-33246627450745233012015-01-14T10:48:00.001-02:002015-07-24T22:28:30.839-03:00Plano Nacional de Educação	Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É aprovado o Plano Nacional de Educação - PNE, com vigência por 10 (dez) anos, a contar da publicação desta Lei, na forma do Anexo, com vistas ao Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-21567531834699348392015-01-14T10:33:00.001-02:002015-01-14T10:33:39.544-02:00Dica sobre pesquisa Google. Uma dica para as blogueiras da Educação.
Sempre que forem fazer pesquisas no google coloquem o assunto mais Planalto.
Por exemplo: Diretrizes / Planalto
Por quê pelo planalto as leis estão atualizadas.
;-)
Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-43241243320712584582015-01-14T10:25:00.001-02:002015-01-14T10:49:57.960-02:00
CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos "is"
Colocar os pingos nos "is" dessa questão é defender que a inclusão envolve a reestruturação das culturas, políticas e práticas das escolas que, como sistemas abertos, precisam rever suas ações, até então, predominantemente elitistas e excludentes. Alerta a autora que a inclusão é um longo processo e não ocorre por decreto ou Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-45585907450458295092014-10-23T11:24:00.001-02:002014-10-23T11:24:53.847-02:00A escola pública, universal e gratuita. Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-11486537933569916732014-10-18T17:18:00.001-03:002014-10-18T17:18:53.168-03:00Educação escolar:
desafios e compromissos https://www.youtube.com/watch?v=6kk__FXVwC0&feature=youtube_gdata_playerGraciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-30909803209018064822014-04-19T07:09:00.001-03:002015-07-24T22:27:56.769-03:00Atividades - Maternal I
Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-9155693349083498912014-04-17T14:30:00.001-03:002014-04-17T14:42:35.275-03:00Concursos 2014 - Autorizados
PEB I - Professor Educação Básica I - SPAbrangência Estadual - 5734 vagas
Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-23934219075349807182011-04-23T13:46:00.001-03:002014-04-17T23:52:49.551-03:00Não há docência sem discência ( Paulo Freire) A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem qual a teoria pode ir virando bla bla blá e a prática, ativismo. Existem saberes que são fundamentais a pratica docente. São saberes exigido pela sua própria pratica educativa, isso independente de sua política ou ideologia. É vital que o educador entenda que ensinar não é apenas transferir conhecimento,Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-92191151693894721042011-04-23T13:44:00.001-03:002011-04-23T13:44:18.671-03:00Teoria do desenvolvimento mental e problemas da educaçãoFonte: El texto que sigue se publicó originalmente en Perspectivas: revista trimestral de educación comparada (París, UNESCO: Oficina Internacional de Educación), vol. XXIV, nos 3-4, 1994,págs. 773-799. ©UNESO: Oficina Internacional de Educación, 1999 Este documento puede ser reproducido sin cargo alguno siempre que se haga referencia a la fuente Se fosse necessário definir o caráter Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-58948310515619963912011-04-15T23:32:00.001-03:002011-04-15T23:32:34.165-03:00LEI 14.660 de 26/12/2007 Art. 1º. Esta lei altera as Leis nº 11.229, de 26 de junho de 1992; nº 11.434,de 12 de novembro de 1993; nº 12.396, de 02 de julho de 1997; nº 13.168, de 06 de julho de 2001; nº 13.255, de 27 de dezembro de 2001; nº 13.500, de 8 dejaneiro de 2003; nº 13.574, de 12 de maio de 2003 e nº 13.695, de 19 de dezembro de 2003. Reorganiza o Quadro dos Profissionais de Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-30422579355650108342011-04-15T23:28:00.001-03:002011-04-15T23:28:47.416-03:00Dicas úteis para quem ter mais chances de passar em um concurso públicoDicas úteis para quem ter mais chances de passar em um concurso públicoA primeira coisa que se precisa em uma prova é calma, tranqüilidade. Se você começar a ficar nervoso, sente-se e simplesmente respire.Respire calma e tranqüilamente, sentindo o ar, sentindo sua própria respiração. Após uns poucos minutos verá que respirar é um ótimo calmante.Comece a ver a prova como algo agradável, como uma Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-16565892516147355692011-04-15T23:24:00.001-03:002011-04-15T23:24:18.021-03:00Orientações Curriculares para a Educação Infantil Objetivo: subsidiar a prática e a reflexão de todos os envolvidos com uma pedagogia para a infância, na construção de um novo paradigma para a educação infantil. Meta: assegurar uma educação infantil de qualidade, e garantir as crianças condições de aprender sobre o mundo e sobre si mesmas e desenvolver-se como cidadãos conscientes da importância de se construir uma Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-3048427793363494472011-04-15T23:22:00.001-03:002011-04-15T23:22:53.702-03:00DICAS NUTRICIONAIS PARA REALIZAR UMA BOA PROVASe, atualmente, você anda com a memória "curta", esquecendo-se de fatos recentes, tendo "brancos" constrangedores, preste atenção: sua dieta alimentar pode estar desregrada. Costuma-se colocar a culpa na vida moderna para a pressa durante as refeições. Mas um cardápio simples e saudável pode fazer o seu dia de trabalho ficar até mais prazeroso. Um organismo bem alimentado funciona melhor, Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-16177606693463387112011-04-13T15:27:00.001-03:002011-04-13T15:27:02.793-03:00Dicas práticas para elaborar o PPPCertas estratégias facilitam a preparação, a revisão e o acesso da equipe ao projeto político-pedagógico: - Não é preciso refazer a missão todo ano. Geralmente, ela dura de dois a cinco anos. Deve ser alterada quando a equipe percebe que os princípios já não correspondem às suas aspirações (os objetivos iniciais foram alcançados ou precisam ser modificados), a clientela é outra (aconteceram Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-87812268030938311092011-04-13T14:35:00.000-03:002011-04-13T14:35:10.903-03:00Pensadores que fizeram história Emilia Ferreiro
Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética ela continuou, estudando e aprofundando-se em um assunto que Piaget não explorou: a escrita.
Compreensão do conteúdo
Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2123184759107059869.post-42069642164579113982011-04-13T11:20:00.001-03:002011-04-13T11:20:10.438-03:00Diferentes linhas pedagógicas Linha Construtivista: Inspirado nas idéias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. Uma aluna de Piaget, Emilia Ferrero, ampliou a teoria para o campo da leitura e da escrita e concluiu que a criança pode se alfabetizar Graciele Ribeiro Forteshttp://www.blogger.com/profile/04895276503107401312noreply@blogger.com0