sábado, 26 de março de 2011

Educação no Trânsito -



CONSCIÊNTIZAR  PARA O TRÂNSITO

 
Justificativa:
Como a maioria das crianças do Ensino Fundamental faz o trajeto diariamente sozinhas até a escola, tornou-se imprescindível criar um órgão que conscientize as do perigo em andar nas vias urbanas sem orientação. Objetivando também a redução de riscos.
A primeira idéia é fazer com que a criança se adapte a realidade do trânsito caótico que vivenciamos.
Projeto:
                     Ministrar palestras sobre a Educação no Trânsito nas escolas de Ensino Fundamental, numa linguagem acessível para as crianças e toda comunidade interessada.
  • Solicitar que os pais de alunos presentes relatem o trajeto feito pelos seus filhos e os perigos que correm.
                         Elaboração de um circuito na quadra do colégio, aonde teremos como apoio: carrinhos de papelão, as faixas de pedestres, os semáforos, bicicletas etc.
A meta é sensibilizar também a escola sobre a importância de trabalhar com a Educação no Trânsito, tema que deveria entrar como temas transversais.
Despertar nas crianças comportamentos corretos para que andem nas vias urbanas de maneira segura e que é possível vivermos numa cidade em harmonia. Assim, o projeto também contribui para formação de cidadãos conscientes e responsáveis, uma vez que passam a conhecer e respeitas as regras de trânsito.

 

 

 
Introdução
Vivemos numa cidade caótica com aproximadamente 1 milhão e 200 mil veículos circulando diariamente em São Paulo – segundo Site: Sinal de Trânsito.
Todos os dias ouvimos noticias de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito.quase sempre causado por condutores embriagados, que desrespeitaram alguma regra ou sem habilitação. Grande parte dos motoristas abusa da velocidade e coloca a vida de outras pessoas em risco. Daí parte a necessidade de um programa de conscientização sobre Educação no Trânsito e as conseqüências quando desrespeitamos as regras de trânsito.
É necessário criarmos projetos que vise a conscientização não somente de condutores como  de crianças, pois sabemos que educando e preparando nossas crianças hoje teremos cidadãos conscientes e responsáveis amanhã.

 

 
Considerações Finais
O presente trabalho foi de extrema importância, pois nos ajudou a perceber o quanto é importante falar e trabalhar com um assunto hoje pouco valorizado nas escolas e sempre presente em nossas vidas, um assunto que deveria entrar no meio escolar como Temas Transversais, uma  vez que é possível educar e conscientizar que as pessoas  vivam em perfeita harmonia  no Trânsito, respeitando algumas regras básicas como: Atravessar na faixa de pedestre, não ultrapassar o sinal vermelho, olhar para os dois lados antes da travessia etc.
Acreditamos que a iniciativa deva partir de imediato nas escolas e as Ongs e nós professores temos o papel imprescindível, levar essa educação para a vida escolar já que ainda não existe uma lei que obrigue as escolas tratar a fundo sobre Educação no Trânsito. Alguns professores ainda conseguem trabalhar dentro dos Temas Transversais- Cidadania a questão da Educação no Trânsito de maneira fragmentada, o que torna-se insuficiente para criança adaptar-se a realidade do trânsito que vive.

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sábado, 26 de março de 2011

Educação no Trânsito -



CONSCIÊNTIZAR  PARA O TRÂNSITO

 
Justificativa:
Como a maioria das crianças do Ensino Fundamental faz o trajeto diariamente sozinhas até a escola, tornou-se imprescindível criar um órgão que conscientize as do perigo em andar nas vias urbanas sem orientação. Objetivando também a redução de riscos.
A primeira idéia é fazer com que a criança se adapte a realidade do trânsito caótico que vivenciamos.
Projeto:
                     Ministrar palestras sobre a Educação no Trânsito nas escolas de Ensino Fundamental, numa linguagem acessível para as crianças e toda comunidade interessada.
  • Solicitar que os pais de alunos presentes relatem o trajeto feito pelos seus filhos e os perigos que correm.
                         Elaboração de um circuito na quadra do colégio, aonde teremos como apoio: carrinhos de papelão, as faixas de pedestres, os semáforos, bicicletas etc.
A meta é sensibilizar também a escola sobre a importância de trabalhar com a Educação no Trânsito, tema que deveria entrar como temas transversais.
Despertar nas crianças comportamentos corretos para que andem nas vias urbanas de maneira segura e que é possível vivermos numa cidade em harmonia. Assim, o projeto também contribui para formação de cidadãos conscientes e responsáveis, uma vez que passam a conhecer e respeitas as regras de trânsito.

 

 

 
Introdução
Vivemos numa cidade caótica com aproximadamente 1 milhão e 200 mil veículos circulando diariamente em São Paulo – segundo Site: Sinal de Trânsito.
Todos os dias ouvimos noticias de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito.quase sempre causado por condutores embriagados, que desrespeitaram alguma regra ou sem habilitação. Grande parte dos motoristas abusa da velocidade e coloca a vida de outras pessoas em risco. Daí parte a necessidade de um programa de conscientização sobre Educação no Trânsito e as conseqüências quando desrespeitamos as regras de trânsito.
É necessário criarmos projetos que vise a conscientização não somente de condutores como  de crianças, pois sabemos que educando e preparando nossas crianças hoje teremos cidadãos conscientes e responsáveis amanhã.

 

 
Considerações Finais
O presente trabalho foi de extrema importância, pois nos ajudou a perceber o quanto é importante falar e trabalhar com um assunto hoje pouco valorizado nas escolas e sempre presente em nossas vidas, um assunto que deveria entrar no meio escolar como Temas Transversais, uma  vez que é possível educar e conscientizar que as pessoas  vivam em perfeita harmonia  no Trânsito, respeitando algumas regras básicas como: Atravessar na faixa de pedestre, não ultrapassar o sinal vermelho, olhar para os dois lados antes da travessia etc.
Acreditamos que a iniciativa deva partir de imediato nas escolas e as Ongs e nós professores temos o papel imprescindível, levar essa educação para a vida escolar já que ainda não existe uma lei que obrigue as escolas tratar a fundo sobre Educação no Trânsito. Alguns professores ainda conseguem trabalhar dentro dos Temas Transversais- Cidadania a questão da Educação no Trânsito de maneira fragmentada, o que torna-se insuficiente para criança adaptar-se a realidade do trânsito que vive.

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